Categorias
Notícias

Participação da AAC em eventos internacionais de GpT – 2002 – 2006

Após intenso e árduo trabalho de divulgação e captação de ginastas, a época 2001-2002 marca o restabelecimento das classes de competição da AAC, neste caso com a reativação da Acrobática e com o início dos Trampolins.

Para tal, aos ginastas mais evoluídos foi-lhes proposto a inclusão numa daquelas classes ou na nova classe de Representação a formar e que viria a substituir a classe de Demonstração, ou seja na classe de Exibição.

A este grupo, coube o enorme desafio de integrar ginastas com proveniência das antigas classes de Competição, das classes de Formação ou da outra classe de Representação, a “Formação Geral”, igualmente extinta neste ano, aos quais se juntavam ainda elementos que apareciam na Secção pela primeira vez. E a eles coube, no seu primeiro ano de existência(!), participarem no apuramento para a 12ª World Gymnaestrada a realizar-se em 2003 em Lisboa.

A apresentação candidata aos Blocos de Interior foi construída em conjunto com um grupo de Step (também aqui uma estreia), mas não conseguiu ser apurado e assim a participação ficou limitada às Apresentações de Cidade e à coreografia de grupo da Noite de Portugal. Embora com uma evidência técnica limitada, sentiu-se que se reconstruía um grupo coeso e determinado, capaz de definir metas, atrair ginastas das diversas áreas da Secção e de honrar o nome da Associação Académica de Coimbra nos mais diversos palcos nacionais e internacionais.

Assim, em 2004, já sob a designação de SUB20, concretiza-se a participação no 4º Eurogym, em Jyvaskyla (Finlândia). Viagem novamente a um país escandinavo, realizou-se neste ano, face à decisão da União Europeia de Ginástica de que o evento se realizasse de 2 em 2 anos e em anos pares, de forma a não coincidir com a Gymnaestrada. À estabilização da existência da classe, sempre com um número elevado de ginastas, garantindo sem sobressaltos a coexistência das suas origens diversas, correspondia um evento que atingia a sua maturidade com um programa técnico muito preenchido, de permanente inter-relação de centenas de jovens de diversos países e culturas e em que a sua realização num país que em Julho “à meia-noite é de dia”, permitiu momentos inesquecíveis.

Com a convicção que o Festival Europeu para Jovens de Ginástica para Todos, cumpre totalmente com os objetivos técnicos definidos para esta classe de Representação, em 2006, acontece a participação no 5º Eurogym em Ghent (Bélgica), mais uma vez, com uma viagem de autocarro, para financeiramente ser viável e com divertidos workshops e apresentações nas ruas daquela bela cidade europeia cheia de história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *