Categorias
Notícias

Open Nacional de Tumbling

O fim da última noite da Queima das Fitas de Coimbra marcou a saída dos ginastas das classes de Tumbling 1 e Tumbling 2 para o Open Nacional de Tumbling e Mini-Trampolim, em Mem Martins. A prova foi organizada pela Associação de Ginástica de Lisboa com a colaboração do clube Gimnoanima.

De Coimbra partiram ginastas de todos os escalões, sendo que da parte da manhã competiram os ginastas U10, ficando para a parte da tarde os restantes escalões.

Para a maioria dos ginastas mais pequenos, esta prova foi uma estreia nacional, que foi fundamental para quebrar os nervos para a grande prova da época, o Encontro Nacional de Infantis.

Tal como ditam as regras da Federação de Ginástica de Portugal, também a classificação neste escalão foi unicamente por equipas. A AAC participou com 2 equipas, uma feminina e outra masculina.

Mesmo com “borboletas na barriga” e as pernas a tremer, todos os ginastas Infantis cumpriram as suas séries e mostraram que estão no ótimo caminho para obter boas classificações no Nacional. No final, a equipa das raparigas, constituída por Beatriz Guimarães, Lara Nogueira e Sofia Saltão, conseguiu o 2º lugar, que partilharam com os rapazes André Santos, Gonçalo Mendes e Guilherme Carvalho que também foram chamados ao pódio.

Hora do almoço! Nos bancos do jardim da Escola, sentados na sombra das árvores, foi altura de partilhar os panados, as pizzas, as batatas fritas e os sumos.

A parte da tarde iniciou-se com a prova das ginastas U16. Beatriz Jácome, com muito boa execução alcançou o 2º lugar do pódio. Já Daniela Gomes, arriscando novos elementos, conseguiu alcançar a 6ª posição.

Seguiram-se as ginastas U12 que tinham como objetivo elevar a dificuldade relativamente às séries realizadas no Campeonato Nacional. Numa prova renhida, a Sandra Casian conseguiu o 3º lugar no pódio, a Marta Nogueira conseguiu a 7ª posição, pouco à frente da Leonor Costa que ficou em 9º lugar.

Chegou a vez das ginastas U14 vestirem o “maillot”. Todas as ginastas arriscaram para esta prova elementos diferentes e séries com maior dificuldade. Missão cumprida!! ☺ Num dos escalões mais competitivos da prova, as Anas (Ana Pombo e Ana Lucas) terminaram empatadas na 10ª posição, seguidas da Beatriz Figueiredo (12º lugar) e da Constança Cravo (13º lugar).

O final da prova aproximava-se e chegou a vez do nosso campeão realizar as finais. Arriscar voltou a ser a palavra de ordem e experimentar novas séries para a Taça de Portugal era o seu principal objetivo. Com uma dificuldade muito elevada e concorrentes à altura, Nuno Silvano terminou no 4º lugar, mostrando que estas novas séries são definitivamente uma opção para a última competição Nacional da época.

Antes da entrega de prémios houve tempo para uma exibição de Ginástica para Todos e também dos ginastas de topo que participaram na prova, onde pudemos aplaudir mais uma vez o Nuno Silvano.

Medalhas entregues, fotografias tiradas, mochilas arrumadas e ginastas felizes! Foi uma ótima prova para todos. Muitos Parabéns!!

Obrigada ao João Saraiva que foi pontuar e às meninas que estiveram a fazer claque, Mariana e Bárbara.

 Ver fotos

Resultados e vídeo da prova brevemente disponíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *