Categorias
Notícias

Tumbling da AAC na Taça de Portugal

No passado fim de semana, decorreu no Pavilhão João Rocha em Lisboa a Taça de Portugal de Trampolins.
Esta prova tinha uma importância acrescida, porque além da prova por equipas foi também prova de apuramento para o Campeonato do Mundo e Campeonato do Mundo por Grupos de Idades, em todas as disciplinas.

No Tumbling, os ginastas a competir em Grupos de Idades tinham a sua última oportunidade para apurar para esta competição, já os ginastas absolutos tiveram no sábado o seu 2º momento, havendo ainda uma terceira oportunidade de conseguir o apuramento em julho.
A manhã começou exatamente com os ginastas propostos para o CMGI, a Lara e o Rui, ambos no escalão 13-14 anos. A Francisca já tinha sido afastada do processo devido à lesão que a afastou dos treinos no último mês. A dificuldade mínima a realizar era elevada, mas os nossos ginastas trabalharam muito para o conseguir. Infelizmente nenhum dos ginastas conseguiu a nota mínima, mas fica a evolução positiva. O futuro será brilhante de certeza.
Da parte da tarde realizou-se a Taça de Portugal, propriamente dita.
Na prova de Esperanças Femininas, com 9 equipas em competição, era preciso fazer uma prova limpa para conseguir um lugar no pódio. O nosso clube tinha duas equipas em competição, duas equipas com muita qualidade. A prova não foi perfeita, teve alguns erros típicos dos nervos da prova, que arredaram ambas as equipas do pódio. A equipa B (constituída por Maria Madeira, Matilde Oliveira, Beatriz Alexandre e Beatriz Guimarães) terminou a competição na 5ª posição e a equipa A (constituída por Ana Oliveira, Mafalda Miranda, Mafalda Cabral e Sofia Saltão) terminou a competição em 6º lugar.
Seguiu-se a prova dos Esperanças Masculinos, com a equipa constituída por Joaquim Cunha, Miguel Costa, Guilherme Carvalho e Rui Prata em competição. As séries foram limpas e a equipas dos rapazes conseguiu alcançar o segundo lugar. Muito bem, parabéns!
O penúltimo grupo trouxe as ginastas absolutas. A equipa constituída por Carolina Lucas, Daniela Gomes, Leonor Costa e Maria Veiga conseguiu alcançar o 3º lugar numa prova bastante competitiva. O prémio para o esforço e dedicação das nossas ginastas mais velhas.
A prova terminou com o nosso ginasta Elite Sénior, João Saraiva, a realizar a sua prova a contar para o apuramento do Campeonato do Mundo. Para conseguir integrar a equipa nacional, o João tem de realizar duas séries com requisitos específicos. Apesar de ter feito duas séries muito bem conseguidas, o João fica a um salto final de integrar a equipa. Se por um lado fica a sensação que podia ter dado, por outro lado fica a certeza que o João tem a qualidade necessária para representar novamente o nosso país.
 
Terminada a Taça de Portugal, termina também a época regular nacional. Foi uma época em grande, como vai sendo hábito: cheia de bons momentos, marcada por outros momentos menos bons. Ficam as experiências e as aprendizagens.
 
Para alguns ginastas ainda temos a Scalabis Cup, para outros o pensamento já está na próxima época, nos novos saltos para aprender e nas novas séries para experimentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *